Microsoft has created an AI-generated replica of Quake II that you can play in browser.
— Geoff Keighley (@geoffkeighley) April 5, 2025
"Every frame is created on the fly by an AI world model."
Play it here:https://t.co/WGQymDOmsj pic.twitter.com/35MX5aHPbF
Se você acessar o site da Microsoft , agora poderá jogar uma versão baseada em navegador do Quake 2. A demonstração do jogo de tiro do Xbox foi criada inteiramente usando a nova IA Muse da empresa para mostrar os recursos do sistema (obrigado, VGC ), mas não tem a intenção de “replicar totalmente a experiência real de jogar o Quake 2 original”. A Microsoft diz: “embora achemos incrivelmente divertido jogar uma versão simulada do jogo dentro do modelo, é claro que há limitações e deficiências em nossa abordagem atual”.
Pular para a demo para dar uma volta é uma experiência bem ruim, e a Microsoft reconhece isso. A empresa diz que as interações difusas com os inimigos precisam ser melhoradas, já que o sistema usa um comprimento de contexto de cerca de 0,9 segundos de jogo (9 quadros a 10 fps) e esquecerá objetos fora de vista. A IA é um tópico difícil agora, e como você pode imaginar, os jogadores têm falado abertamente sobre sua antipatia pela demo, embora alguns usuários digam que ela é “tecnicamente impressionante”. As respostas a uma postagem recente de Geoff Keighley foram repletas de críticas às tentativas de IA da Microsoft, com um usuário dizendo que ela é “absolutamente f*****g nojenta e cospe no trabalho de todos os desenvolvedores em todos os lugares”. Outro usuário disse: “Acabei de tentar, andei em um corredor e me virei, não havia nada além de escuridão atrás de mim em vez de onde eu estava, me virei de volta, era a mesma coisa, fiquei preso em uma caixa. 10/10”

Certamente não é a experiência mais polida, mas pelo menos nos dá um vislumbre dos planos da Microsoft. A empresa diz que quer usar o Muse para preservação de jogos . Quando o modelo foi anunciado pela primeira vez, a vice-presidente corporativa de IA de jogos da Microsoft, Fatima Kardar, disse que há “inúmeros jogos clássicos vinculados a hardware antigo que não são mais jogáveis pela maioria das pessoas” e que a Microsoft está “explorando o potencial do Muse para pegar jogos antigos do catálogo de nossos estúdios e otimizá-los para qualquer dispositivo”.