No início deste ano, a Nintendo anunciou que alguns jogos para o Nintendo Switch 2 custariam US$ 80, e a Microsoft rapidamente seguiu o exemplo, declarando que um aumento no preço dos novos jogos first-party entraria em vigor neste fim de ano. Embora a Take-Two ainda não tenha se comprometido a lançar jogos de US$ 80 (Mafia: The Old Country será lançado ainda este ano por US$ 50), os fãs estão preocupados com a possibilidade de um aumento no preço do próximo jogo de tiro para Xbox, Borderlands 4.
Ao entrar em contato com o CEO da Gearbox, Randy Pitchford, nas redes sociais, um usuário escreveu : “Randy, é melhor que este jogo não custe 80 dólares. Não corra esse risco, muitos jogadores não vão pagar 80 dólares e alimentar essa noção de aumento constante do preço. Você é o CEO, você tem alguma influência sobre o preço quando se trata da sua editora.”
Ao que Pitchford respondeu , dizendo que o preço do jogo não era decisão dele, mas “Se você for um verdadeiro fã, encontrará uma maneira de fazer acontecer. Minha loja de jogos local tinha Starflight para Sega Genesis por US$ 80 em 1991, quando eu tinha acabado de sair do ensino médio, trabalhando com salário mínimo em uma sorveteria em Pismo Beach, e eu encontrei uma maneira de fazer acontecer.”
Naturalmente, a resposta de Pitchford não foi bem recebida pelos fãs de Borderlands. A resposta foi rotulada de insensível, e outros criticaram Pitchford por não ter contato com pessoas comuns.

Esclarecendo ainda mais o preço de Borderlands 4, Pitchford tuitou um vídeo no qual disse: “Vou dizer a verdade. Não sei, e essa é a verdade. Por um lado, temos um mercado competitivo onde as pessoas que fazem essas escolhas querem vender o máximo de unidades possível e são o mais sensíveis possível ao preço.
Há algumas pessoas que não querem ver os preços subirem, mesmo aquelas que decidem quais são os preços, há outras que aceitam a realidade de que os orçamentos dos jogos estão aumentando e há tarifas para a embalagem de varejo. A situação está ficando complicada. Borderlands 4 tem mais que o dobro do orçamento de desenvolvimento de Borderlands 3.”