Silent Hill f ganhou um novo trailer de gameplay na quarta-feira, 4 de junho de 2025 , durante o State of Play da Sony, bem como um anúncio de data de lançamento para 25 de setembro de 2025. Isso significa que não temos muito tempo até que possamos provavelmente adicionar o título à nossa lista dos melhores jogos de terror do Xbox .
Houve muita expectativa em torno de Silent Hill desde sua revelação inicial e seu trailer cinematográfico florido. Mas os fãs o tratam como qualquer outro título futuro, com uma boa dose de ceticismo gerada por tantos lançamentos decepcionantes no passado.
O trailer mais recente de Silent Hill f apresenta uma combinação de cutscenes e gameplay, o que alivia qualquer preocupação que eu tinha com o cenário. Primeiro, e mais importante, não há sinal do Pyramid Head. Este inimigo deixou de ser uma parte extremamente significativa da narrativa de Silent Hill 2 para se tornar pouco mais do que um chefe que aparece sem motivo algum.
Em vez disso, vemos que a Konami pegou elementos que tornam os jogos Silent Hill aterrorizantes e os adaptou para o cenário histórico japonês. Por exemplo, os manequins carnudos que atormentavam James Sunderland estão de volta para assombrar a protagonista Hinako.

Em vez de se assemelharem ao que esperaríamos ver em uma vitrine, porém, elas são maravilhosamente deformadas, com cabelos longos, negros e desgrenhados, semelhantes aos da garota afogada de O Chamado. Até mesmo esse filme em si é uma adaptação do original japonês, muito mais assustador, que foi como muitos de nós descobrimos os filmes de terror japoneses.
Esses manequins são essencialmente o mesmo inimigo, mas Silent Hill f’s se contorce e gira de maneiras impossíveis, o que novamente imita a maneira assustadora como o antagonista de The Ring entra no mundo físico, contorcendo-se de quatro. Há versões posteriores que se assemelham a Hinako e a atacam, quase como marionetes, muito semelhantes aos inimigos marionetes Ariel de Silent Hill Origins do local do cinema.
Claro, o elemento mais reconhecível de Silent Hill, sua neblina, é o que eu pensei que uma grande mudança de cenário poderia estragar. Silent Hill f prova mais uma vez que acertou em cheio, com os becos históricos do Japão em forma de corredor e espaços naturalmente menores cheios de cantos e recantos escondidos servindo apenas para fazer a neblina parecer mais próxima e tangível do que nunca.

Cada momento do trailer apresenta pelo menos um caminho que leva para fora da vista, uma esquina por onde algo pode estar escondido e uma sensação inquietante de que algo não está certo. Pessoalmente, acho que essa sensação de que tudo está um pouco fora do lugar é essencial para um bom jogo Silent Hill, e é inevitável neste último trailer.
Quando penso no Japão histórico nos videogames, minha mente imediatamente se lembra de Fatal Frame, Forbidden Siren e Project Zero. Cada série usa seu cenário como parte de sua linguagem visual, seja para fazer você se sentir assustado, tenso ou pequeno e irrelevante diante de um ambiente que já existia há séculos antes de você e que sobreviverá a você por muito tempo.
Silent Hill usa isso e o traz para o que já parece uma história profundamente pessoal. A cidade titular explora as inseguranças e traumas de suas vítimas, e você já pode ver alguns deles transparecendo nas potenciais expectativas que Hinako depositou nela, e em suas próprias preocupações com sua aparência e o que seus amigos pensam dela.