Durante uma entrevista com o Game File , Phil Spencer confirmou que não há um “mandato de cima para baixo” imposto aos estúdios first-party do Xbox que criam expansões para seus jogos. “É realmente deixado para os criadores [em relação] ao plano que eles têm para suas histórias. Acho que é uma ótima maneira de reengajarmos jogadores que podem ter caído.”
Spencer continua dizendo: “Não gosto de expansões que são manipuladoras”, disse ele. “Quero que tenha um ponto de vista único. Não quero que seja, tipo, o terceiro nível que você cortou antes de lançar.”
Em setembro, a Bethesda lançou a primeira expansão de Starfield, Shattered Space, adicionando um novo mundo chamado Va’ruun’kai para explorarmos enquanto descobrimos os segredos da Casa Va’Ruun. Vimos um grande aumento nos jogadores de Starfield no Xbox após seu lançamento, mas muitos jogadores ficaram decepcionados com a falta de conteúdo disponível, e Spencer diz que o chefe da Bethesda, Todd Howard, questionou se a atualização gratuita do veículo em agosto deveria ter sido incluída no Shattered Space.
“Todd e eu estávamos falando sobre o Shattered Space. Starfield é um jogo em que dediquei muitas horas e realmente adoro, mas eles tiveram essa coisa de adicionar recursos ao longo do ano e então tiveram uma expansão”, disse Spencer. “Acho que parte do feedback sobre a expansão é: ‘Queríamos mais recursos’. E ele diz: ‘Bem, deveríamos ter esperado para lançar os buggies?’
“E então, acho que você está tentando ajustar tanto o esforço de desenvolvimento quanto o impacto da expansão. E acho que sempre haverá um equilíbrio no gerenciamento do jogo mês a mês. Mas nem todo jogo fará expansões.”
Quanto ao Diablo 4, sua expansão Vessel of Hatred, que foi lançada em outubro, parece ter sido muito bem recebida pelos jogadores — me transformou em um goblin de saque ! Muitos jogadores têm aproveitado a natureza poderosa da nova classe Spiritborn e explorado a região de Nehantu, embora seu enredo deixe muito a desejar.