Em uma entrevista recente com o VideoGamer , o chefe da Skystone Games e ex-cofundador e presidente da Blizzard North, David Brevik, compartilhou seus pensamentos sobre o gênero ARPG. Brevik foi o programador chefe e designer sênior do primeiro Diablo (que recentemente entrou para o PC Game Pass ) e o líder de projeto e design do fantástico Diablo 2. Embora os jogos Diablo em que Brevik trabalhou ainda tivessem altas contagens de inimigos em comparação com outros jogos do gênero na época, ele acha que os jogos modernos se tornaram “meio bobos”.
“Acho que os RPGs em geral começaram a se inclinar para isso: matar bandos de inimigos por todo lugar extremamente rápido. Sua construção está matando todo tipo de coisa para que você possa obter mais itens, você pode subir de nível, e a tela está cheia de coisas com as quais você não se importa”, disse Brevik. “Não acho isso tão pessoal e realista quanto Diablo 2. “O ritmo em Diablo 2, eu acho ótimo. Essa é uma das razões pelas quais ele perdurou. Eu simplesmente não acho que matar telas cheias de coisas instantaneamente e cortar coisas e andar pelo nível e matar tudo, seja muito atraente. Eu simplesmente não sinto que seja uma experiência legal. Eu acho meio bobo. “Quando você está encurtando essa jornada e tornando-a meio ridícula. Você barateou toda a experiência, na minha opinião.” Não são apenas RPGs como Diablo 4 e Path of Exile 2, pois Brevik também sente que está começando a se tornar uma tendência semelhante em MMOs também. “Acho que os MMOs definitivamente avançaram nessa direção”, disse Brevik.